Morre o cantor e compositor Walter Franco aos 74 anos:
24/10/2019 10:16 em Música

Morre o cantor e compositor Walter Franco aos 74 anos:

 

Músico que juntou rock, MPB e vanguardismo havia sofrido um AVC...

 

 

O cantor e compositor Walter Franco morreu nesta madrugada (24) aos 74 anos. A notícia foi confirmada no perfil oficial do artista no Facebook. O músico havia sofrido um AVC há alguns dias e estava internado.



"Olá meus amigos, agradeço a todas as orações e boas vibrações nesses últimos dias, mas sinto dar a notícia de que nosso Walter Franco partiu tranquilamente, nos deixando nessa madrugada", diz a mensagem, que também confirma o local do velório (das 08h30 às 19h na Funeral Home, Rua São Carlos do Pinhal, 376; BelaVista, São Paulo) e que a cerimônia de cremação será no Crematório da Vila Alpina.



O paulistano nas cido em 1945 lançou poucos discos, foram apenas seis entre 1973 e 2001, mas dois deles são considerados fundamentais na história da música brasileira. "Ou Não" (1973) ou o "disco da mosca", causou impacto em sua mistura de rock, MPB e vanguardismos, como o uso da poesia concreta, e pelo canto mais agressivo que Franco impunha á algumas de suas faixas. "Mixturação", "Me Deixe Mudo" e a ainda hoje transgressora "Cabeça", a música que o revelou nacionalmente, estão nesse trabalho.


O disco seguinte, "Revolver" (1975) é tido como a sua grande obra-prima e é sempre lembrado em listas de grandes álbuns da música brasileira (no ranking feito pela Rolling Stone Brasil ele ficou em 50° lugar). Aqui Franco encontrou o equilíbrio entre o experimentalismo e o popular e criou um marco de grande influência.


Franco teria ainda dois "sucessos marginais" com a quase punk "Canalha" de "Vela Aberta" (1979) e a igualmente forte "Respire Fundo" faixa título de seu disco de 1980, o último que fez por uma grande gravadora.

 

Ouça os dois mais importantes trabalhos de Walter Franco:

COMENTÁRIOS